Apresentação

O site Nós Transatlânticos é uma biblioteca eletrônica viva, pulsante, em permanente processo de atualização, que reúne depoimentos audiovisuais de protagonistas icônicos da cultura afro-brasileira, assim como registros documentais e iconográficos sobre o rico legado africano no Brasil e na Bahia.

Diversos aspectos e abordagens do tema são enfatizados, desde cultura e religiosidade em suas mais variadas e sofisticadas expressões, passando pelas organizadas e contundentes estratégias de resistência e sobrevivência dos africanos e seus descendentes em um contexto de escravidão. Os fluxos da diáspora, assim como a territorialidade transatlântica são outros conteúdos contemplados pelo site, que ainda abrange a contemporaneidade, refletindo sobre a situação do negro na atualidade brasileira.

Traduzido em três idiomas (inglês, francês e espanhol), o site destina-se a todo e qualquer cidadão, em qualquer parte do mundo, que tenha interesse pela cultura afro-brasileira. Vídeos editados em formato reduzido e com linguagem diferenciada, são especialmente adaptados para jovens, e podem ser utilizados como complemento pedagógico em escolas. Alguns documentos (textos, cartas, imagens, dentre outros) estão à disposição dos ‘navegantes’ para impressão e cópia, respeitando a lei do direito autoral.

Agradecimentos

Petrobrás – Luis Carlos do Nascimento

UFBA/ TvUFBA – Vice Reitor Prof Paulo Miguez e

STI – Professor Luis Cláudio Mendonça (Diretor )

Museu Nacional da Cultura Afrobrasileira (MUNCAB) – José Carlos Capinan

Museu Solar do Ferrão – Ana Liberato

Museu de Arte Moderna da Bahia – Pedro Archanjo da Silva

Espaço Cultural Diálogo – Gisele Reis

A República do Pelourinho – Aninha Franco

Fundação Casa de Jorge Amado – Myriam Fraga